Em seu discurso aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Marcos ontem em Veneza, o Papa Bento XVI alentou a custodiar o equilíbrio que deve existir entre fé e razão para que o homem conheça o verdadeiro bem que é Deus.

"Convido a todos vocês queridos venezianos a procurar e custodiar sempre, a harmonia entre o olhar da fé e da razão que permite à consciência perceber o verdadeiro bem, de modo que as decisões da comunidade civil estejam sempre inspiradas nos princípios éticos que correspondem à profunda verdade da natureza humana", alentou o Papa em seu discurso.

Conforme informa a Rádio Vaticano, o Papa recordou os distintos pontífices que esta terra deu à Igreja, destacou o carinho dos venezianos pelo Santo Padre e ressaltou o caráter de "singular abertura que sempre caracterizou Veneza, encruzilhada de pessoas e de comunidades de todas as proveniências, culturas, línguas e religião", que têm feito que esta cidade seja nos séculos ponte entre o Ocidente e Oriente.

"Também em nossa época, com suas novas perspectivas e seus complexos desafios, ela está chamada a assumir importantes responsabilidades relativas à promoção de uma cultura de acolhida e de compartilhar, capaz de lançar pontes de diálogo entre os povos e a nações; uma cultura da concórdia do amor, que tem seus sólidos fundamentos no Evangelho".

O Santo Padre não deixou de destacar o esplendor dos monumentos e a fama das instituições seculares que manifestam a história gloriosa e o caráter dos venezianos a quem qualificou de pessoas "honestas, laboriosas, dotadas de grande sensibilidade, de capacidade organizativa e daquela linguagem cotidiana que se conhece como ‘sentido comum’".

De todo este patrimônio, Bento XVI quis destacar aqueles que surgiram de "a fé transmitida pelos primeiros evangelizadores que se enraizou cada vez mais profundamente na malha social, até ser uma parte essencial".

O Papa destacou esta herança recordando os dois importantes santuários, que nasceram em cumprimento de promessas para obter da divina Providência a liberação da praga da peste, quer dizer, a Basílica do Redentor e o Santuário da Virgem da Saúde.

"Seus Pais sabiam bem que a vida humana está nas mãos de Deus e que sem sua bênção o homem constrói em vão. Portanto, visitando sua cidade, peço ao Senhor que a todos vocês una fé sincera e frutífera, capaz de alimentar uma grande esperança e uma paciente busca do bem comum".

O Papa finalizou sua saudação no porto recordando que este domingo se celebra a páscoa semanal do Senhor e invocou sobre tudo o amparo materno de Maria:

"O homem não pode renunciar à verdade sobre si mesmo, sem que sofra o sentido da responsabilidade pessoal, a solidariedade para outros, a honestidade nas relações econômicas e de trabalho".

Depois desta saudação aos venezianos, Bento entrou na basílica onde venerou as relíquias de São Marcos, trazidas a Veneza no século XI desde Alexandria.