Esta sexta-feira, 6 de maio, 34 novos membros do Guarda Suíça, o corpo de segurança que vigia permanentemente o Papa, farão seu juramento no Pátio de São Damaso do Palácio Apostólico Vaticano.

A jornada começará às 7:30 a.m. com uma Missa celebrada pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, à qual comparecerão os guardas suíços e seus familiares e amigos.

Às 9:00 a.m. no Pátio de Honra do Quartel Suíço, o Comandante da Guarda Suíça, Daniel Rudolf Anrig, depositará uma coroa de louro no monumento que comemora os 147 guardas suíços que perderam sua vida durante o "Saqueio de Roma" em 6 de maio de 1527 defendendo o Papa Clemente VII das tropas do imperador Carlos V.

Continuando, o Arcebispo Fernando Filoni, Substituto para Assuntos Gerais da secretaria de Estado, condecorará alguns membros da Guarda Suíça.

Este ano, como convidada de honra, estará presente no Juramento à Bandeira uma delegação do governo cantonal de Friburgo, com seu presidente, Erwin Jutzet. A Confederação Helvética estará representada pelo embaixador suíço ante a Santa Sé, François Kammer.