Os cardeais e bispos membros da Congregação para as Causa dos Santos analisam a possibilidade de declarar São João de Ávila como doutor da Igreja.

Esta declaração poderia ser feita ao Papa Bento XVI no mês de agosto quando se realiza a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madrid no mês de agosto.

Conforme informa a agência IMedia, além da análise que deve realizar a Congregação para as Causas dos Santos, também é necessário que os documentos respectivos sejam revisados pela Congregação para a Doutrina da Fé, dicastério que há alguns anos já expressou seu acordo com o procedimento.

A decisão final fica logo em mãos do Papa, quem poderia anunciar oficialmente a proclamação de São João de Ávila como doutor da Igreja através de uma carta apostólica.

A Igreja Católica atribui oficialmente o título de doutor da Igreja àquelas pessoas que têm uma autoridade teológica e doutrinal, em razão da certeza de seu pensamento, a santidade de suas vidas e a relevância de suas obras. Atualmente existem 33, dos quais 3 são mulheres.

A última a ser declarada doutora da Igreja foi Santa Teresinha de Lisieux em 19 de outubro de 1997.

Juan de Ávila, nasceu em Almodóvar del Campo, em Castilla Nueva. Estudou filosofia e teologia na Universidade de Alcalá. É considerado como um dos mais influentes Santos da Espanha do século XVI. Foi amigo de São Ignácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (jesuítas) e conselheiro espiritual da Santa Teresa, se atribui a ele também a conversão de São Francisco de Borja e São João de Deus.

Ordenado sacerdote mostrou tal eloqüência, que o Arcebispo de Sevilha pediu que se dedicasse à evangelização em seu país. Trabalhou durante 9 anos nas missões de Andaluzia.

Dedicou-se a predicar em todas as regiões da Espanha, principalmente nas cidades. Os mais famosos de seu escritos são suas cartas e o tratado: "Audi Filia".

Foi beatificado em 1894 e canonizado pelo Papa Paulo VI em 31 de maio de 1970. Sua festa se celebra no dia 10 de maio.