Com a afirmação de que o Vaticano não procura controlar a blogosfera católica e com uma exortação a trabalhar para construir um mundo cada vez mais humano, concluiu o primeiro encontro de blogueiros em Roma convocado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais realizado esta segunda-feira 2 de maio.

Com a possibilidade de dar a conhecer as incidências da reunião de maneira imediata através de seus blogs, os 150 sorteados entre 700 solicitantes puderam expor seus pontos de vista a outros participantes e ao Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, e ao Arcebispo Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Na opinião de Dom Celli "a primeira reflexão que devemos fazer é olhar as pessoas que estão presentes. Vê-se uma assembléia animada, e diria que inclusive, com estas pessoas e neste contexto da comunicação, o futuro já está presente".

"Agora nosso grande problema é fazer que isto possa ser um diálogo, um diálogo respeitoso, com estas realidades fortes e vivazes da comunicação no mundo", acrescenta o arcebispo em suas declarações à Rádio Vaticano.

Depois de ressaltar que o ser humano sempre deve estar no centro da comunicação, o Prelado animou a "olhar ao futuro, para fazer que este mundo seja mais humano e possa viver, apreciar e utilizar estas tecnologias que favorecem, bem utilizadas, uma maior e mais profunda experiência e relação humana".

Um dos organizadores, Richard Rouse, assinalou ao final do evento que "tudo esteve muito bem. Alegra-me muito ter tido esta oportunidade. Acredito que o melhor de tudo foi poder ter-nos encontrado cara a cara com os distintos blogueiros".

Na opinião da blogueira canadense Hilary White, "acredito que eles (o Vaticano) estão buscando enviar uma mensagem às conferências episcopais nacionais dizendo-lhes ‘deixem-nos avançar, os blogueiros estão aqui para ficar e vão seguir dizendo coisas que as pessoas não querem que digam e vão seguir olhando debaixo das pedras nas quais ninguém quer olhar".