O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, foi eleito neste 3 de maio  como novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), regressando a um cargo que ocupou entre 1999 e 2005, anunciou o secretário do organismo, P. Manuel Morujão.

O cardeal, de 75 anos de idade, sucede a Dom Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, que terminou dois mandatos consecutivos, o máximo permitido pelos estatutos da entidade representativa da Igreja Católica em Portugal, explicou a agência Ecclesia do Episcopado Português em nota enviada hoje aos meios.

“Não estava à espera. Vim para aqui com a decisão de dizer que não, se isso acontecesse”, admitiu o cardeal José Policarpo aos jornalistas, minutos depois de ter sido anunciado o resultado, frisando que acabou por aceitar por causa da "disponibilidade para servir" a Igreja.

A eleição decorreu esta manhã durante os trabalhos da assembleia plenária, que, segundo revelou aos jornalistas o padre Manuel Morujão, secretário da CEP, escolheu ainda D. Manuel Clemente, bispo do Porto, como vice-presidente, cargo até agora ocupado por Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Dom José Policarpo, cardeal desde 2001, é patriarca de Lisboa desde março de 1998, tendo apresentado a sua renúncia ao cargo a Bento XVI no último mês de fevereiro.

Segundos os estatutos da CEP, o presidente ou o vice-presidente cessam “o seu ofício no dia em que for publicada a aceitação da sua renúncia pelo Romano Pontífice [o Papa], mesmo que falte algum tempo para terminar o mandato”.

O novo presidente do organismo episcopal nasceu em Alvorninha, concelho das Caldas da Rainha, no dia 26 de fevereiro de 1936, tendo feito todo o seu percurso eclesial no território do Patriarcado de Lisboa, que assinala em 2011 os 50 anos de ordenação sacerdotal de Dom José Policarpo, ordenado bispo em 1978.

O cardeal-patriarca foi reitor da Universidade Católica Portuguesa, entre 1988 e 1996, sendo atualmente o seu magno chanceler. Na Cúria Romana, é membro da Congregação para a Educação Católica, do Conselho Pontifício para a Cultura e do Conselho Pontifício para os Leigos.

Os trabalhos da assembleia plenária da CEP decorrem até ao próximo dia 5 de maio, altura em que tem lugar uma conferência de imprensa e é publicado o comunicado final.