Mais de 350 000 pessoas veneraram o féretro de João Paulo II, colocado no centro da Basílica de São Pedro, desde que se abriram as portas às 13:20h do domingo, conforme informou à Europa Press o vice-diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Ciro Benedittini.

A Basílica foi fechada em torno das 03:00 da madrugada da segunda-feira para as tarefas de limpeza da Praça de São Pedro antes que começasse a Missa em honra ao beato João Paulo II, que foi celebrada pelo Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, diante de 60 000 pessoas.

Depois da Missa, a Basílica foi aberta de novo às 14:00h e foi fechada novamente em torno das 17:30 h (hora local), apesar de que centenas de peregrinos ainda se amontoavam nas cercas da Praça de São Pedro para tentar entrar na Basílica e venerar o féretro.

O ataúde do Beato João Paulo II se transladará de forma definitiva à Capela de São Sebastião dentro da Basílica em torno das 7:00 p.m., em uma cerimônia privada presidida pelo Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri.

Os fiéis poderão dirigir-se à Capela de São Sebastião para visitar a tumba de João Paulo II esta terça-feira a partir de 07:00h. A Capela se encontra ao lado da Piedade de Michelangelo, muito perto da porta de entrada da Basílica para facilitar "a veneração dos fiéis", conforme recordou o Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O ataúde será colocado sob o altar da Capela e será tampado com uma lápide branca sobre a qual estará escrita a legenda "Joannus Paulus Secundus, Beatus", conforme informou o sacerdote.

O féretro foi tirado de sua tumba em sexta-feira passada em uma cerimônia privada e posteriormente foi colocado durante dois dias em frente à tumba de São Pedro, que se encontra nas Grutas Vaticanas.

O próprio Papa Bento XVI venerou o ataúde do novo beato João Paulo II depois da cerimônia de beatificação celebrada este domingo. Depois de ajoelhar-se durante uns minutos, o Pontífice beijou o féretro de madeira onde repousa o corpo de seu predecessor.