Ao menos 12.000 pessoas por hora passam diante do féretro de João Paulo II, colocado no centro da Basílica de São Pedro, desde que se abriram as portas às 13:20h, conforme informou à agência Europa Press a Gendarmaria vaticana que controla o recinto. Além disso, o vice-director da Sala de Imprensa vaticano, o padre Ciro Benedittini destacou à Europa Press que "este fluxo de peregrinos segue constante" e que  "seguindo as cifras dos funerais de João Paulo" ao menos 60.000 pessoas já passaram nas primeiras cinco horas ante o féretro do Papa polonês.

O próprio Bento XVI venerou o féretro do novo beato João Paulo depois da cerimônia de beatificação. Depois de ajoelhar-se durante uns minutos ante o féretro, o Papa beijou o ataúde de madeira onde repousa o corpo de seu predecessor.

O féretro está sendo custodiado por quatro membros da Guarda Suíça vaticana, que mudam a cada hora. Em cima do ataúde colocou-se uma cópia de um Evangelho do século IX, chamado Evangelho de Lorsh, aberto sobre suas primeiras páginas, um exemplar doado pela Biblioteca Apostólica Vaticano.

A peregrinação dos fiéis ante o ataúde está sendo acompanhado por orações, em especial a do Rosário, a oração "preferida" de Karol Wojtyla, como recordou um dos membros da Sacristia Pontifícia antes de começar o primeiro mistério.

A fila de peregrinos se prolonga até a Via da Conciliação e percorre toda a Praça de São Pedro, por isso os corpos de segurança da Polícia de Roma acreditam que a peregrinação "continue até a madrugada", conforme declararam à Europa Press.

Ao contrário que nos dias prévios ao funeral de João Paulo, esta vez o Vaticano organizou a fila de peregrinos não em uma fila central, mas um círculo que percorre a Basílica e que permite o fluxo rápido dos peregrinos.

Alguns peregrinos permanecem durante alguns minutos rezando nas laterais da Basílica, embora os membros da Associação São Pedro, que controlam a ordem no lugar, não permitem ficar durante muito tempo devido à grande afluência de fiéis.

O féretro foi tirado de sua tumba na sexta-feira passada em uma cerimônia privada e posteriormente foi colocado durante dois dias em frente à tumba de São Pedro, que se encontra nas Grutas Vaticanas.

Por volta das 08.00h do domingo, o ataúde foi transportado das Grutas Vaticanas até o Altar da Confissão, para que fosse venerado pelo Papa Bento XVI e os mais de um milhão e meio de fiéis que participaram da beatificação do Papa polonês.