O Arcebispo de Valência, Dom Agustin García-Gasco exortou os espanhóis a participar do Referendum sobre a Constituição Européia deste domingo, um compromisso não só legal  mas também moral posto que está sendo definido o futuro de milhões de europeus.

Em sua habitual carta semanal intitulada “Frente a Constituição Européia”, o Prelado assinalou que através da consulta os espanhóis “devemos mostrar nosso compromisso e esperança por passar da Europa das grandes guerras a da justiça e da paz, contribuindo dessa maneira à defesa da dignidade humana”.

Conforme informou a agência AVAN, o Arcebispo assinalou que com o  referendum o discernimento cristão deve propiciar uma decisão responsável. “que vote sim, que se comprometa em melhorar os defeitos do texto; que vote não, que não deixe de procurar estratégias para conseguir uma Europa mais unida e  com direitos humanos mais protegidos; que vote em branco ou se abstenha, que não fique tranqüilo com sua indefinição e faça o possível para sair da dúvida", anotou.

Dom. García-Gasco repassou também  a série de adiantamentos científicos, técnicos e sociais produzidos nas últimas décadas na Europa e advertiu que "o progresso técnico que tantos benefícios presta, pode ser melhorado especialmente em seu uso direto com as pessoas.

Em relação à educação na Europa, o Prelado destacou que embora "seja garantida como um direito geral com crescentes recursos e meios", por sua vez se "experimentam muito abandono na educação os jovens cada vez mais expostos ao desconcerto."Esta ambivalência do progresso acompanha também o texto a Constituição Européia", indicou.

Finalmente,  o Arcebispo considerou preocupante que a defesa da dignidade da pessoa "fique em um enunciado teórico, que dá de ombros aos direitos dos não nascidos; o papel do matrimônio entre um homem e uma mulher, a família e o justo reconhecimento do papel do cristianismo na fundamentação da Europa".