O Secretário Geral da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Santiago Silva, apresentou esta terça-feira o Protocolo ante Denúncias contra Clérigos por abusos de menores, e anunciou a conformação do organismo do Episcopado que orientará e dirigirá as políticas de prevenção e de ajuda às vítimas.

Queremos fazer o que seja necessário –com caridade, mas com justiça– para evitar os males que provêm das graves faltas que alguns ministros da Igreja podem cometer contra os mais pequeninos e particularmente as relacionadas com o sexto mandamento do Decálogo, que ofendem a Deus, disse à imprensa.

Este documento foi aprovado pelos bispos e atualiza o do ano 2003. Além disso toma as novas normas da Santa Sé e das experiências vividas pela Igreja no Chile.

Em síntese, o Protocolo promove que desde a Igreja se facilite a investigação de todos os fatos cheguem a conhecimento das autoridades eclesiásticas, em um tempo razoável, sem exigir muitas formalidades e acolhendo a colaboração dos laicos, explicou o porta-voz da CECH, Jaime Coiro.

Dom Silva condenou os casos de abusos sexuais porque causam um gravíssimo dano à unidade da Igreja e escandalizam o Povo de Deus, particularmente os mais amado de Jesus, os menores e os mais pobres, ao mesmo tempo que representam um profundo atentado ao bem comum.

O Prelado reiterou que não há lugar no sacerdócio para quem abusa de menores e que nada justifica este delito. É total nosso compromisso de velar incessantemente para que estes gravíssimos delitos não se repitam, afirmou.

Acompanhamento às vítimas

Também se anunciou a criação do Conselho Nacional da CECH para a Prevenção de Abusos contra Menores e Acompanhamento de Vítimas, que dependerá diretamente do Comitê Permanente do Episcopado e deverá propor, orientar, fiscalizar e avaliar as políticas de prevenção e de ajuda às vítimas.

O conselho será presidido pelo Vice-presidente da CECH, Dom Alejandro Goic, e integrado por religiosos e advogados.