O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, revelou em um novo livro que para o Servo de Deus João Paulo II, o ex-mandatário cubano Fidel Castro foi o líder que se preparou mais profundamente para recebê-lo em suas viagens pelo mundo.

A autoridade vaticana fez esta afirmação em "Un cuore grande, Omaggio a Giovanni Paolo II" (Um grande coração. Homenagem a João Paulo II), livro editado pela Livraria Vaticano, que sairá à venda proximamente, e do qual o jornal L'Osservatore Romano publicou extratos este fim de semana.

João Paulo II visitou Cuba entre o 21 e em 25 de janeiro de 1998. Segundo o Cardeal Bertone, o futuro beato deu muito valor à sua excursão pelo entusiasmo do povo que conheceu uma espécie de pausa de liberação graças à visita".

"Fidel Castro mostrou afeto pelo Papa, que já estava doente, e João Paulo II me confiou que possivelmente nenhum chefe de Estado se preparou tão profundamente para uma visita de um Pontífice", recorda o Cardeal Bertone.

Segundo o Cardeal, Castro tinha lido as encíclicas, os principais discursos e inclusive algumas poesias do Papa João Paulo II.