Um sarcófago que poderia conter os restos de São Paulo foi identificado exatamente sob a epígrafe “Paulo apostolo mart” que está sempre visível na base do altar da Basílica de São Paulo  Extramuros de Roma.

Giorgio Filippi, um arqueólogo especialista que trabalha para os Museus Vaticanos e dirigiu a equipe encarregada destas  escavações, declarou ao jornal italiano Avvenire que “descobrimos um sarcófago ou contêiner de relíquias. Sabemos que no ano 390, quer dizer, a época da ampliação da Basílica constantina por parte dos imperadores Teodosio, Valentiniano II e Arcadio, quando se sabia que os restos eram do apóstolo Paulo”.

O sarcófago tem um buraco que permite “comunicar” as relíquias com o altar. Bastaria remover a “tampa” para introduzir uma microcâmera.  Mas até o momento, Filippi opina que a “descoberta é suficiente”.

Entre o altar maior e o antiestante de São Timóteo, Filippi abriu uma pequena cavidade para não danificar o presbitério e logo escavou um túnel horizontal de um metro de comprimento com o que conseguiu descobrir o sarcófago.

A descoberta foi feita por uma equipe de especialistas  dos Museus Vaticanos em resposta ao pedido do então administrador pontifício da Basílica, o Bispo Marcello Costalunga, junto com o abade Paolo Lunardon.

A iniciativa surgiu porque muitos peregrinos durante o Jubileu do Ano 2000 se perguntavam pela localização da tumba e Dom. Costalunga decidiu fazer o pedido formal para iniciar os trabalhos.

O sarcófago foi descoberto durante as escavações realizadas entre junho de 2002 e maio de 2003, e constitui um descobrimento inédito está a ponto de ser revelado.

Na segunda-feira 21 de fevereiro, Filippi apresentará o descobrimento no Instituto Arqueológico Germânico de Roma.

Quando foram descobertos os  São Pedro em 1941 na basílica que leva seu mesmo nome, a Igreja demorou 35 anos em determinar que os restos descobertos eram os do Primeiro Papa. Provavelmente tenha que passar um tempo similar para determinar se os restos achados pertencem ao chamado “Apóstolo das Gentes”.