A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Quito (Equador), com o apoio de Centro de Promoção Familiar e Regulação Natural da Natalidade (CEPROFARENA) do Peru realizará um Curso para instrutores no Método de Ovulação Billings que estará dedicado especialmente aos matrimônios que desejam deixar de utilizar os métodos anticoncepcionais.

Conforme explicou o Pe. Fernando Rea, coordenador da Pastoral Familiar este curso, que será realizado entre os dias 16 a 19 de maio de 2011, pretende brindar preparação conjugal e familiar centrada em reconhecer o verdadeiro significado da sexualidade, a preparação ao matrimônio e a formação permanente dos cônjuges depois do matrimônio.

Além disso informaram que o curso estará dedicado especialmente àqueles casais que desejem "desintoxicar-se" do uso de métodos anticoncepcionais e começar a viver de maneira sadia sua sexualidade.

O evento estará dedicado aos catequistas, formadores e sacerdotes que desejem orientar corretamente os casais de noivos.

O Certificado Internacional de Instrutores no Método de Ovulação Billings será dado pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de Quito e o CEPROFARENA.

O Billings ou método do muco cervical, é um método de regulação da natalidade que consiste em que a mulher monitora sua fertilidade identificando quando é fértil e não em cada ciclo. Promove o diálogo e a união no casal.