O primeiro curso de “exorcistas especializados” já completou todas e cada uma de suas vagas. São muitos os sacerdotes e seminaristas, provenientes de toda a Itália e também dos Estados Unidos, África, Europa, que se inscreveram  no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum para se aperfeiçoarem nas técnicas de luta contra o demônio.

Satanismo, exorcismo e orações de liberação” é o título do curso iniciativa do Ateneu do Papa em colaboração com o Grupo de pesquisa e informação sócio-religiosa (Cinza).

O ciclo tem como objetivo a formação de sacerdotes –freqüentemente não preparados e que ignoram as soluções– para auxiliar às pessoas em caso de satanismo. “Os pedidos de ajuda chegam por parte daqueles que entraram em contato com o mundo do oculto e da magia –explica Giuseppe Ferrari, Secretário nacional do Cinza– e desejam sair dele, ou por pessoas que de algum modo se descobrem sob a ação do demônio”.

O curso consta de sete lições e será ditado por especialistas  no tema, entre os quais se encontram quatro exorcistas, um teólogo, um jornalista, uma psiquiatra, um psicólogo legista e um antropólogo.

O Padre Alfonso Kabore veio de Burkina Faso ”Acredito ser muito importante para nós os sacerdotes estar preparados neste tema e sobretudo saber como nos comportar e que instrumentos utilizar em casos concretos que nos apresentam cotidianamente”.

O Padre Anton Lasser, austríaco, pensa de maneira similar “muitas pessoas me pediram orações de liberação ou sacramentos de cura e depois de tê-los administrado voltaram para me comentar que a oração tinha funcionado. Tenho a intenção de seguir este curso para entender mais a fundo o problema”.