O Arcebispo de Antequera-Oaxaca (México), Dom José Luis Chávez Botello, chamou a viver corretamente a Semana Santa e afirmou que as pessoas que promovem o aborto e atacam a família, são como os que nos tempos de Jesus pediam a gritos a libertação de Barrabás.

"Como em tempos de Pilatos hoje não poucas pessoas estão gritando em Oaxaca: solte-nos a Barrabás! ao aferrar-se em tampar a corrupção, ao querer desalentar e dividir à sociedade, ao distorcer o matrimônio, ao danificar a vida com máscara de defender supostos direitos, ao pactuar alguns com o crime, pedem a morte de Jesus porque a verdade os estorva, a justiça, a moral e a vida honesta".

No domingo, Dom Chávez Botello alentou a viver intensamente a Páscoa de Cristo, porque "nos oferece motivos sólidos para lutar pela verdade, pela unidade, pela superação pessoal e pelo bem comum; nos dá forças para gastar a vida pela família e para servir por amor".

O Arcebispo também pediu participar ativamente nas celebrações litúrgicas e não permitir que a religiosidade popular se esvazie de seu conteúdo.

"É importante alimentar a finalidade e o espírito cristão destas devoções louváveis para não esvaziá-las nem reduzi-las a meros costumes sem conteúdo nem compromisso, para não desligá-las da celebração litúrgica de cada dia presidida pelo sacerdote", assinalou.