O Papa Bento XVI celebra esta terça-feira seu sexto aniversário de pontificado, iniciado no dia 19 de abril de 2005, depois de que os cardeais reunidos em conclave escolhessem o 265º sucessor de São Pedro o então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Joseph Ratzinger.

O Cardeal Joseph Ratzinger tinha presidido poucos dias antes o funeral de João Paulo II, que será beatificado no próximo 1º de maio. Pela primeira vez em muitos séculos, um Papa beatificará seu imediato predecessor.

Bento XVI explicou em seu primeiro discurso dirigido aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro que "depois do grande João Paulo II" os cardeais escolheram "este humilde trabalhador da vinha do Senhor".

O Papa inicia seu sétimo ano de Pontificado três dias depois de cumprir 84 anos, fato devido ao qual recebeu numerosas felicitações provenientes de todo o mundo, incluindo a felicitação da Rainha Isabel da Inglaterra, quem agradeceu ao Papa pela sua última viagem à Inglaterra no último mês de setembro.

O Pontífice inicia agora seu sétimo ano de Pontificado, com o olhar posto na beatificação de seu predecessor e com numerosas viagens à Alemanha, Croácia, Veneza e Madrid, para celebrar a próxima Jornada Mundial da Juventude, em agosto na capital espanhola.