O Papa Bento XVI celebra hoje, dia 16 de abril seu aniversário número 84 e embora não haja nenhuma atividade pública oficial programada no Vaticano, as mostras de carinho chegam há vários dias à Santa Sé.

Um dos meios mais usados é o correio eletrônico benedict.xvi@vatican.va difundido anos atrás pela Santa Sé como conta oficial para enviar mensagens ao Pontífice.

O Santo Padre cumpriu hoje uma jornada de trabalho na qual recebeu entre outras personalidades, a nova embaixatriz da Espanha ante a Santa Sé, María Jesús Figa, que lhe apresentou suas cartas credenciais.

Amanhã, o Papa presidirá na Praça de São Pedro do Vaticano a procissão das palmas e ramos de oliveira e presidirá a Missa solene das Palmas e da Paixão do Senhor pelo Domingo de Ramos.

Este novo ano de vida estará marcado por quatro viagens fora da Itália que se unirão às outras 18 feitas desde que iniciou seu Pontificado e cerimônias históricas como a beatificação de seu antecessor João Paulo II prevista para o dia 1º de maio.

Em junho chegará à Croácia, em agosto viajará à Espanha para presidir pela terceira vez a Jornada Mundial da Juventude, que este ano será celebrada em Madri. Além disto, em setembro cumprirá sua terceira viagem à Alemanha, seu país natal, e em novembro chegará ao Benin, em sua segunda viagem à África.

Breve biografia
Joseph Aloysius Ratzinger nasceu em Marktl am Inn (Baviera, Alemanha), no dia 16 de abril de 1927. Seu pai, comissário de uma delegacia, provinha de uma antiga família de agricultores da Baixa Baviera. Passou a adolescência em Traunstein e foi chamado nos últimos meses do segundo conflito mundial nos serviços auxiliares anti-aéreos.

Desde 1946 a 1951, ano em que foi ordenado sacerdote (29 de junho) e iniciava sua atividade de professor, estudou filosofia e teologia na universidade de Munique e na escola superior de Filosofia e Teologia de Freising.

No dia 24 de março de 1977, Paulo VI o nomeou arcebispo de Munique e Freising. Em 28 de maio deste mesmo ano recebia a consagração episcopal. Foi o primeiro sacerdote diocesano que assumiu o governo pastoral da grande diocese bávara depois de 80 anos.

Foi criado cardeal pelo Papa Paulo VI em 1977 e em 25 de novembro de 1981 foi nomeado por João Paulo II prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional.

Foi eleito Pontífice no dia 19 de abril do ano 2005.