Em uma mensagem enviada à associação católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o arcebispo de Kirkuk (norte do Iraque), Dom. Louis Sako indicou terem sido positivos os resultados eleitorais, e afirmou que “nasceu um novo o Iraque”.

O Prelado disse que, face à vitória esmagadora dos muçulmanos xiitas, os resultados eleitorais são positivos para a emergência de um Governo de ampla base que possa contribuir a proteger os interesses de grupos minoritários como os cristãos.

O Arcebispo de Kirkuk assinalou que “ocorreu algo importante. O novo Governo não é totalitário, nem está integrado por um só partido, como foi durante mais de 50 anos. Agora será pluralista”.

Como resultado das eleições de 30 de janeiro, os xiitas obtiveram 131 postos, os curdos 70, a coalizão do presidente Alaui 38 e as demais formações, incluída a cristã, 36.

Dom. Sako sustentou que as eleições aplainaram o terreno para que se abra o debate entre as diferentes facções e finalizem os longos anos de controle e opressão no país.

Do mesmo modo, o Prelado expressou sua confiança em que caldeus e assírios possam logo exercer uma influência política já que os cristãos iraquianos asseguraram até 10 postos na nova Assembléia Nacional.

Dom. Sako disse também que estes primeiros passos tentativos para a democracia poderiam animar à numerosa comunidade cristã exilada a empreender o retorno ao Iraque.