Ao receber este meio-dia em audiência os bispos e fiéis da Igreja Maronita (católica do Líbano), por ocasião da comunhão eclesiástica concedida ao seu novo Patriarca, Sua Beatitude Béchara Boutros Raï, o Papa Bento XVI os alentou a continuar a tarefa da evangelização e recuperar o entusiasmo dos primeiros cristãos.

O Papa ressaltou que esta é a primeira visita ao Sucessor de Pedro do Patriarca Raï após sua eleição à sede de Antioquia dos Maronitas.
Referindo-se logo ao Sínodo de Bispos para o Oriente Médio (de outubro 2010), o Papa sublinhou que naquela ocasião "recordou-se muitas vezes a urgência de voltar a propor o Evangelho às pessoas que o conhecem pouco ou que estão afastadas da Igreja".

"Com todas as forças vivas presentes no Líbano e no Oriente Médio, vos preocupareis de anunciar, testemunhar e viver na comunhão esta Palavra de vida para recuperar o entusiasmo dos primeiros cristãos".

"Esta região do mundo que os patriarcas, os profetas, os apóstolos e o próprio Cristo abençoaram com sua presença e sua predicação, aspira a esta paz duradoura que a Palavra de verdade, aceita e compartilhada, tem a capacidade de instaurar".

Falando sobre formação dos jovens, o Santo Padre expressou ao Patriarca o desejo de que "seu papel nesta tarefa seja cada vez mais reconhecido pela sociedade, de modo que os valores fundamentais sejam transmitidos sem discriminações".

"Que os jovens de hoje se convertam em homens e mulheres responsáveis em suas famílias e na sociedade, para construir uma maior solidariedade e uma maior fraternidade entre todos os componentes da Nação. Transmitam à juventude minha estima e afeto, recordando-lhes que a Igreja e a sociedade necessitam do seu entusiasmo e de sua esperança".

Finalmente o Santo Padre exortou a "intensificar a formação dos sacerdotes e dos muitos jovens a quem o Senhor chama em suas eparquias e congregações religiosas. Que mediante seu ensino e sua existência sejam autênticas testemunhas da Palavra de Deus para ajudar os fiéis a enraizar sua vida e sua missão em Cristo!".