A diocese de Caxias do Sul (RS) abriu, nesta quarta-feira, 13, o processo de beatificação e canonização do Frei Salvador Pinzetta. O ato de instauração do processo aconteceu no Centro de Formação Católica Domus, em Caxias do Sul. A CNBB informou que o bispo emérito de Uruguaiana (RS), Dom Ângelo Domingos Salvador, foi designado o postulador da causa.

Segundo a informação divulgada pela CNBB, Frei Salvador Pinzetta, nasceu em 1911, em Casca (RS), e morreu no dia 31 de maio de 1972.  Irmão religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Salvador desenvolveu a maior parte de seu ministério em Flores da Cunha (RS). A devoção dos fiéis, que lhe atribuem muitos milagres, tornou-se uma romaria.

O postulador da causa de canonização do Frei, Dom Angelo Salvador esclareceu que o primeiro trabalho a ser realizado é o levantamento da documentação da vida do Frei Pinzetta. Em seguida, começa a fase auditiva, quando serão escutados os familiares e pessoas que conviveram com o Frei nas comunidades de Casca e Flores da Cunha.

Ainda nesta fase serão ouvidos também os confrades que conviveram com ele. Esta fase é para comprovar a vida cristã, virtudes e santidade do Frei Salvador.
“A segunda fase será averiguar possíveis milagres realizados por Deus pela interseção deste servo de Deus”, acrescentou dom Ângelo nas declarações reunidas pelo Portal Web da CNBB.