O cineasta Dean Wright espera que seu filme "Cristiada" inspire a defesa da liberdade religiosa através do testemunho dos homens que deram sua vida por manter sua fé durante a perseguição anti-cristã que estremeceu o México na década de 20.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, Wright –ganhador do Oscar por seu trabalho com os efeitos especiais do Senhor dos Anéis– compartilhou detalhes do filme que será estreado no final do ano e que apresenta as histórias de "cinco pessoas ordinárias que optaram por levantar-se para (proteger) seus direitos".

"Quando se encontraram envolvidos nesta guerra civil, decidiram o que fariam e quão longe queriam chegar para manter sua liberdade", indicou o diretor e destacou o grande apoio e entusiasmo da população católica mexicana pelo filme que apresenta um dos períodos mais difíceis para a Igreja no século passado.

O cineasta conheceu a história da Guerra “Cristera” através de sua amizade com o produtor mexicano Pablo José Barroso, quem lhe enviou o script daquele que é o primeiro filme em sua carreira de diretor.

Wright recordou que em 1926, o Presidente do México Plutarco Elías Calles –interpretado pelo panamenho Rubén Blades- impulsionou leis anti-clericais que conforme recorda Wright eram discriminatórias e constituíram um ataque frontal contra a Igreja Católica.
"Não houve negociação e as pessoas ficaram no meio", afirmou e assinalou que o povo protestou e marchou nas ruas o qual foi visto como uma ameaça para o regime de Calles que "respondeu violentamente com um ataque contra uma igreja de Guadalajara. Dúzias, se é que não centenas, foram assassinados".

Os opositores de Calles se organizaram em armadas de "cristeros", "soldados de Cristo" que se uniram para defender sua liberdade de religião. Eles escolheram o grito de "Viva Cristo Rei", recordou o diretor.
Wright assegura que decidiu fazer o filme inspirado por estas "pessoas incríveis". "Era gente comum que teve que enfrentar decisões monumentais que não só os afetam como pessoas e famílias, mas toda a comunidade e a nação".

Os personagens

Cristiada narra a história de vários personagens complexos. Eduardo Verástegui interpreta o mártir leigo Anacleto González Flores, um brilhante advogado católico executado em 1927 e beatificado pelo Papa Bento XVI em 2005.

O ator Andy García interpreta Enrique Gorostieta Velarde, um general muito respeitado e bem-sucedido que lidera os grupos de cristeros. Gorostieta era famoso como ateu e tinha reservas com a Igreja mas assume o desafio de restabelecer o direito à liberdade religiosa para todos e ao longo da história "vemo-lo redescobrir não só o significado de sua vida, mas o significado da sua fé".

O ator Santiago Cabreras encarna o Padre José Reyes Vega, um sacerdote "nada santo" que toma as armas contra o governo anticlerical e comete sérios enganos.

Peter O’Toole interpreta o Padre Christopher, um sacerdote que à diferença do Padre José está comprometido com a paz. Eva Longoria interpreta Tulita, esposa do general Gorostieta. O elenco também inclui Catalina Sandino e Oscar Isaac como o legendário cristero conhecido como "el Catorce".

O trailer oficial da Cristiada pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=6pu4gst3FmI