O Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, pediu ao Estado e à sociedade que não esqueça as vítimas da violência no país, e afirmou que "a chamada Lei de Vítimas é apenas um primeiro passo. Um passo importante" para a reconciliação nacional.

"A violência, em suas diferentes manifestações, foi uma constante na história política e social da nossa nação. As vítimas deste lamentável fenômeno foram numerosas mas permaneceram, em sua maioria, invisíveis e esquecidas", afirmou o prelado durante a apresentação da Jornada de Oração pelas Vítimas da Violência, que será realizada pela CEC no dia 22 de abril, Sexta-feira Santa.

Dom Córdoba disse que a Igreja não apóia soluções técnicas ou políticas de nenhum partido, pois respeita as instituições do país. Entretanto, recordou que ela assume "há décadas a tarefa de visibilizar os sofrimentos das vítimas do conflito armado, reivindicando medidas jurídicas capazes de restituir-lhes o pleno uso dos direitos que lhes foram violentamente arrebatados".

O Prelado explicou que a jornada procura expressar a solidariedade da Colômbia para com as vítimas e acompanhá-las "no caminho da reconciliação e do perdão".

Dom Córdoba convidou a atuar a favor delas, e chama "os grupos armados" a tomarem consciência da gravidade de seus delitos, converter-se a Cristo "e a realizar atos de reparação efetivos a favor de suas vítimas".