O Bispo do Gualeguaychú (Argentina), Dom Jorge Lozano, exigiu às autoridades que tomem as medidas necessárias para ajudar as crianças que sofrem abandono e desnutrição no país, de maneira rápida e eficaz.

Logo depois de afirmar que as mortes por desnutrição são "uma bofetada para toda a sociedade", o Prelado expressou que "doem-nos as crianças que morrem em nosso país por não terem recebido alimentação adequada; a mãe durante a gravidez e a criança em seus primeiros meses e anos".

Dom Lozano se referiu a um estudo da Cooperadora para a nutrição infantil (CONIN) da cidade da Mendoza que revelou que na Argentina sofrem desnutrição 260 000 crianças menores de 5 anos.

"Os desenvolvimentos evolutivos que não se alcançam aos 6 anos ficam truncados para o resto da vida. Há poucos meses, um funcionário do ministério de Saúde dizia em uma reportagem que na Argentina 8 por cento das meninos não chegam aos 10 anos de idade com a estatura física que poderiam desenvolver se tivessem se alimentado bem. Uma conseqüência dramática da injustiça, a desigualdade", sustentou.

O Prelado expressou que "dói descrever estas realidades, mas são histórias verdadeiras com rostos concretos, com nome e sobrenome"