O catecismo para jovens YouCat, elaborado na Alemanha sob a supervisão de um cardeal austríaco e que seria entregue aos participantes da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, sugere que um casal cristão "pode e deve" usar "métodos anticoncepcionais" na hora de decidir quantos filhos terá.

O YouCat (Youth Catechism) foi redigido em formato de perguntas e respostas. Sua versão em italiano já está à venda nas livrarias romanas, apesar de que sua apresentação oficial no Vaticano foi anunciada para esta quarta-feira 13 de abril.

Na edição italiana a pergunta 420 assinala o seguinte: "P: Puo uma coppia cristiana fare ricorso ai metodi anticoncezionali? (Pode um casal cristão recorrer aos métodos anticoncepcionais?)

R. Si, uma coppia cristiana puo e deve essere responsabile nella sua facolta di poter donare la vita. (Sim, um casal cristão pode e deve ser responsável em sua faculdade de poder doar a vida)"

O porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, assinalou ao grupo ACI no dia 11 de abril que "ainda não vi o texto do Youcat e portanto não posso fazer um comentário a respeito".

Outra fonte vaticana consultada pelo grupo ACI, que preferiu manter-se no anonimato, assinalou que o problema surge no texto original em alemão do YouCat.

O Arcebispo de Viena (Áustria), Cardeal Cristoph Schonborn, foi o supervisor deste projeto que recebeu a aprovação dos bispos desse país europeu em março de 2010 e que será publicado em 13 idiomas.

Ainda não se sabe se as versões em outras línguas incluem a polêmica afirmação sobre a anticoncepção.

O Cardeal Schonborn, aguardado na conferência de imprensa de apresentação do Youcat, foi também editor do Catecismo da Igreja Católica publicado em 1992.

Na roda de imprensa da quarta-feira 13 também estarão presentes o Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, e o Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Os organizadores da JMJ Madrid 2011 já solicitaram 700 000 cópias do Youcat para ser entregues aos jovens junto com o kit do peregrino.

A Igreja Católica sempre se opôs ao uso de métodos anticoncepcionais. O numeral 2370 do Catecismo de 1992 descreve que toda ação neste sentido é "intrinsecamente má", o Papa Paulo VI em sua encíclica Humanae Vitae também expressa a mesma realidade.