As autoridades vietnamitas prenderam e golpearam um grupo de católicos que tentou assistir o julgamento contra o destacado advogado e ativista dos direitos humanos Cu Huy Ha Vu.

No último 4 de abril "ao menos 29 católicos foram presos às 08h00min a.m. da segunda-feira quando se dirigiam à corte para observar o processo", informou a Associação Católica da Juventude de Vinh em um comunicado.

Testemunhas presenciais disseram ao VietCatholic que os católicos foram seguidos de perto pela polícia local que usou a força física para prendê-los. Os transeuntes que buscaram ajudar também receberam golpes da polícia.

Os católicos vietnamitas tentavam manifestar seu apoio a Cu Huy Ha Vu, quem está na prisão desde novembro e é acusado de ter "difamado as instituições estatais e políticas" chinesas. Segundo o governo, as acusações se derivam dos artigos que Ha Vu publicou na Internet criticando-o.

Vu tem um apoio generalizado entre os cidadãos, mas enfrenta uma eventual pena de até 12 anos de prisão se é declarado culpado.

O jurista é uma das dezenas de advogados vietnamitas e ativistas que foram encarcerados nos últimos cinco anos por desafiar o governo.

Em janeiro, o Departamento de Estado dos Estados Unidos apresentou um forte protesto com o governo vietnamita depois que um diplomata americano foi golpeado por tentar visitar um sacerdote católico doente que estava sob prisão domiciliar.