O Arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil), Dom Orani João Tempesta, repudiou o atentado, ocorrido esta quinta-feira, contra uma escola na que um jovem de 23 anos assassinou 11 pessoas e deixou feridas outras 18 para suicidar-se logo depois. O fato, disse, "feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas".

O jovem identificado como Wellington Menezes de Oliveira, era ex-aluno do colégio municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo no oeste do Rio do Janeiro onde disparou contra 9 meninas e 1 menino, e deixou outros 18 gravemente feridos.

O coronel Evandro Bezerra e porta-voz dos bombeiros locais, explicou à AFP que "empregados da escola disseram aos agentes que o jovem chegou bem vestido, carregando uma bolsa, e disse que tinha sido chamado para conversar com alunos, para uma conferência. Assim conseguiu ter acesso ao terceiro andar do edifício", onde se concentrou o ataque".

Menezes de Oliveira "veio à escola preparado para fazer isso. A carta que foi encontrada com ele é algo que não pode sair de uma cabeça normal. Era o texto de um alucinado, de frases incompreensíveis, de alguém que não tem amor à vida", acrescentou Bezerra.

Sobre estes fatos, o Arcebispo de Rio de Janeiro assinalou em uma declaração divulgada hoje que "o atentado a tiros contra alunos, alunas, funcionários e outras pessoas (...) que resultou também em mortos e na consequente morte do atirador, feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas".

"Como Pastor desta Arquidiocese, lamento profundamente o acontecido, rezo e uno-me à dor de todos que foram vitimados, pais, familiares e amigos".

O Arcebispo conclui sua declaração pedindo "ao Senhor Jesus, neste tempo de Quaresma, que a todos conforte, e envio também uma bênção especial, pedindo a Deus que tal fato não volte a acontecer em nossa cidade".