A plataforma civil espanhola HazteOir.org lançou uma campanha de mensagens à Delegação do Governo de Madrid para que as autoridades detenham a chamada "procissão atéia" que um grupo de não crentes pretende realizar na quinta-feira Santa para -conforme proclamam seus organizadores- "castigar a consciência católica".

A auto-proclamada "procissão atéia" recorrerá o centro de Madrid por iniciativa dos seguintes grupos: Ateos en Lucha, la Asociación Madrileña de Ateos y Librepensadores y la asociación La Playa de Lavapiés. O grupo marchará percorrendo as ruas e praças que têm nomes inspirados nos símbolos da fé cristã, conforme anunciaram seus organizadores.

HazteOir.org recordou que o porta-voz de Ateos en Lucha (Ateus em Luta) afirmou no dia 24 de março em um programa de rádio que "nós somos um frente de idéias que existimos exclusivamente para castigar a consciência católica. Nosso propósito prejudicar as idéias das pessoas. Não nos andamos com contemplações".

Os organizadores anunciaram por Internet que sua manifestação "incluirá a representação de Passos com nomes ofensivos e incultos como a 'Irmandade da Santa Pedofilia', a 'Confraria do Papa do Santo Latrocínio', entre outros.

Além disso, os organizadores ameaçaram dando um mau recebimento ao Papa Bento XVI quando vá em agosto para a Jornada Mundial da Juventude.

"Por si mesmos, estas declarações dos organizadores da procissão atéia podem ser constitutivas de delitos de ameaças e ofensas às crenças religiosas, todos eles tipificados no Código Penal", advertiu HazteOir.org e solicitou aos cidadãos que peçam "à delegada do Governo que atue para impedir um novo ataque aos sentimentos e crenças dos cristãos".