Esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé, foi anunciado o lançamento do novo projeto "Sentinelas digitais", que busca seguir de perto, através da Internet nas redes sociais, a próxima beatificação do Papa João Paulo II.

Dom Walter Insero, encarregado do Escritório de Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, realizou a apresentação deste projeto que recorda as palavras que disse o Papa peregrino aos jovens na Jornada Mundial da Juventude de 2000 em Roma: "Vejo em vós os 'sentinelas do amanhã'".

O projeto procura promover através do site www.Pope2You.net do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o envio de postais digitais com frases extraídas dos discursos de João Paulo II aos jovens em diferentes idiomas.

A nota do Vatican Information Service explica ademais que estas mensagens poderão servir como cartões de convite para animar muitos a virem a Roma à beatificação. Além disso, desde este portal será possível seguir todas as celebrações previstas: a Vigília de 30 de abril, A Missa de Beatificação de 1 de maio; e a Missa de ação de graças de 2 de maio.

Esta iniciativa, realizada em colaboração com a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e o Escritório para as Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, está dirigida por um grupo de jovens voluntários de Roma, alguns seminaristas de colégios presentes na cidade, que oferecem a tradução em vários idiomas e por amigos de outros continentes.

O site www.Pope2You.net também prepara a cobertura ao vivo destes três dias de festa pela Beatificação de João Paulo II, e poderá ser vista em árabe, inglês, francês, alemão, italiano, português e espanhol.

Além do site é possível acessar a uma aplicação do Facebook e à conta Youtube do Vaticano onde estarão disponíveis os vídeos do Papa Bento XVI produzidos pelo CTV.