A missão salesiana "Santa Teresa do Menino Jesus" converteu-se no último lugar de esperança os refugiados que fogem do conflito na Costa do Marfim, conforme informaram fontes da congregação na Espanha.

Em uma nota enviada à nossa agência em espanhol, a ACI Prensa, com data de 1 de abril, informou-se que esta missão é a única obra católica que existe em Duékoué, no oeste do país, e embora há uma semana acolhia 3 200 refugiados, o número segue aumentando.

As fontes na Espanha indicaram que os missionários são testemunhas dos ataques à cidade por parte das forças de Alassane Ouattara, o presidente eleito que avança para derrocar Laurent Gbagbo, o atual mandatário de Costa de Marfim que em novembro de 2010 não reconheceu sua derrota eleitoral.

"Na tarde de 30 de março, a localidade de Carrefour, em Duékoué, foi totalmente saqueada. Os agressores obrigaram os habitantes a sair das casas sem malas e sem nenhuma bagagem; depois, logo que saíam os habitantes de suas casas, eram saqueadas e incendiadas", denunciaram.

"Muitos testemunhos confirmam que os desabrigados tinham recebido a ordem de dirigir-se à missão salesiana. Os mesmos testemunhos falam de execuções de jovens suspeitos de terem participado dos enfrentamentos ou de formar parte das tropas armadas do lugar".

Diante disto, afirmaram que "a obra salesiana continua, quase solitária, oferecendo acolhida e ajuda, mas as circunstâncias são cada vez mais dramáticas e se vislumbra uma crise humanitária".

Os salesianos informaram que "os desabrigados esperam urgentemente a assistência das principais agências humanitárias para enfrentar esta tragédia".