Com a aprovação da Santa Sé e do Governo comunista chinês, foi ordenado n último 30 de março o novo Bispo de Jiangmen (China), Pe. Paulo Jiansen Liang, de 46 anos.

Isto ocorre depois que as relações entre ambos estados esfriassem devido à ordenação ilícita de um bispo, realizada pelo Governo chinês no dia 20 de novembro de 2010, sem a aprovação do Vaticano.

Segundo a agência UCA News, a Eucaristia foi celebrada na Catedral da Imaculada Coração de Maria, na cidade de Jiangmen, província sulina de Guangdong. No templo estiveram presentes 400 fiéis, enquanto que outros mil acompanharam a ordenação por telas colocadas nos subúrbios.

O novo bispo disse que em seu brasão levará as imagens de São Francisco Xavier e o Pe. Matteo Ricci, os dois grandes missionários que levaram o Evangelho à China.

O Prelado também disse que uma de suas prioridades será capacitar líderes leigos para que ajudem os sacerdotes e religiosos na catequese e na evangelização.

Dom Liang entrou no seminário pouco depois de ter sido batizado em 1985. Ordenou-se sacerdote em 1991 e serviu na paróquia de Jiangmen desde 1995. Foi nomeado Vigário General em 2004 por seu predecessor, Dom Pedro Paulo Li Panshi, que morreu em 2007.

Segundo UCA News, o perito sobre a Igreja na China, Kwun Ping-hung, disse que esta "dupla-aprovação" transmite uma mensagem positiva, mas "à luz das atuais relações entre a China e o Vaticano, não deve ser interpretadas como um sinal de aproximação dos laços".