Com mais de 30 mil membros em todo o país, a Ação Católica Argentina (ACA) cumpre no dia 5 de abril 80 anos de criação, dedicando-se à promoção humana e à formação na fé de seus membros.

A celebração deste aniversário se realiza esse dia às 8:00 p.m com uma Missa que será presidida pelo assessor nacional da ACA e Bispo de Concórdia, Dom Luis Collazuol.

Ao final da Missa se entronizará uma relíquia do Beato Manuel Lozano Garrido, "Lolo", quem foi principal membro da ACA da Espanha, beatificado no ano 2010.

A ACA, fundada em 5 de abril de 1931 por iniciativa do Episcopado argentino, está presente em todas as províncias argentinas, com 850 comunidades paroquiais que agrupa crianças, jovens e adultos.

Atualmente a entidade impulsiona a campanha "A pobreza dói. Construamos uma Nação sem excluídos".

A ACA realiza projetos de promoção e serviços comunitários como trabalho com escolas rurais, refeitórios infantis e paroquiais, centros de orientação familiar, atividades recreativas programadas para meninos e jovens em risco, acompanhamento em lares asilos e hospitais de adultos maiores.

Além disso organiza cursos de capacitação para a liderança de jovens e adultos e criaram o Instituto de Formação Política que tem como objetivo recrear a política como instrumento do bem comum.