Porta-vozes de Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) recordaram a trascendência para esta organização dos encontros que seu fundador, o Padre Werenfried van Straaten, teve com a querida Irmã Lúcia.

Segundo a secretária geral de AIN, Antonia Willemsen, o fundador “visitou a Irmã Lúcia em várias ocasiões, a última, em 14 de maio de 1992 no Carmelo de Coimbra” e “consagrou várias vezes a AIN à Virgem de Fátima e, para ele, a conversão do Ocidente era condição necessária para a conversão da Rússia. portanto, a conversão de Ocidente é uma provocação para a AIN”.

Por sua vez, o Padre Jacinto Farias, assistente eclesiástico da filial portuguesa de AIN, assinalou que a Irmã Lúcia foi “a protagonista da mensagem de Fátima”.

O sacerdote explicou que “a Sagrada Trindade é o núcleo da mensagem; em tanto que seu aspecto apocalíptico nos faz ver as sérias conseqüências do pecado. Outros aspectos importantes da mensagem de Fátima são a experiência do sobrenatural, a expiação dos pecados através da oração e o sacrifício, e também a luta contra o ateísmo”.