Na noite de 30 de Abril, às 20:00 de Lisboa, numa organização do Vicariato de Roma, o mundo vai unir-se em oração para preparar-se para a beatificação do Papa Peregrino, João Paulo II.

Intitulada “Totus Tuus – Vigília de Oração em preparação da beatificação de João Paulo II”, a iniciativa terá um forte impacto, uma vez que juntará cinco lugares diferentes, através da televisão:

- a Basílica de Guadalupe, no México;
- o Santuário de Kawekamo, na Tanzânia;
- o Santuário de Fátima; em Portugal
- Cracóvia, na Polônia;
- o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Beirute.

Em cada uma destas cidades será recitado um mistério do Rosário, difundido em tempo real pelo Centro Televisivo do Vaticano para todo o mundo.

Em Roma, a partir do Circo Massimo, presidirá à vigília o Cardeal Agostino Vallini, vigário de Sua Santidade para a Diocese de Roma.

 O Santuário de Fátima acolheu com muita alegria o convite para esta oração, porque será mais um momento para lembrar e homenagear João Paulo II.

A Capelinha das Aparições foi o local escolhido para a ligação com Fátima. Deste lugar será possível acompanhar, através de ecrãs televisivos instalados para a ocasião, todo o Rosário.

D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre Castelo Branco, presidirá em Fátima a este momento.

Em Portugal, ainda que a grande celebração nacional de acção de graças pela beatificação de João Paulo II esteja marcada para 13 de Maio, em Fátima, o Santuário pretende viver em ambiente de festa e de acção de graças o próprio dia da beatificação, 1 de Maio.

O Santuário lembrará o Papa que “peregrino entre os peregrinos” aqui esteve por três vezes e que, nas palavras do Reitor do Santuário, deu à mensagem de Fátima “uma dimensão eclesial e universal”.

Assim, este lugar vestir-se-á de festa para “agradecer o dom de João Paulo II à Igreja e à humanidade”, afirma o P. Virgílio Antunes.

Preside à peregrinação aniversária de Maio o Cardeal de Boston, D. Sean O’ Malley. Até ao final da manhã de hoje, 54  grupos de peregrinos, oriundos de 17 países, tinham-se anunciado no Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário como participantes na Eucaristia principal da peregrinação.