O quinto livro do Papa João Paulo II, intitulado “Memória e Identidade”, estará à venda a partir dia 25 de fevereiro nas livrarias italianas, pouco antes do previsto, segundo um anúncio oficial da editoria italiana Rizzoli.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquim Navarro-Valls, apresentou o texto em outubro passado no Salão do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

O livro, desenvolvido em formato de pergunta e respostas, tem como subtítulo "Conversações entre os Milênios", e segundo Navarro-Valls, aborda os “grandes problemas que arrasta a nova era”.

O texto revisa os temas mais transcendentes da história do século XX”, respondendo às grandes questões da vida moderna e analisando a relação entre as civilizações e as religiões.

Segundo Navarro-Valls, o novo livro de João Paulo II é sobretudo um texto de “historia da filosofia” que aborda temas como a democracia, a liberdade e inclusive o nazismo e o comunismo.

O livro surgiu de uma longa conversação que o Papa teve em 1993 com dois professores de filosofia política poloneses, Josef Tishner e Krystof Michalski, em sua residência  de Castel Gandolfo.

“Neste livro o Papa procura as raízes da Europa e reflete sobre os momentos melindrosos de nossa história recente assim como dos ‘numerosos frutos positivos’ que deu”, assinalou o porta-voz do Papa em uma entrevista com a imprensa italiana há alguns meses.

No capítulo intitulado “Os limites impostos ao mal na história da Europa”, difundido em italiano como adiantamento pela Rizzoli, o Papa recorda que “foi possível experimentar pessoalmente as duas ideologias do mal”, ao referir-se ao nazismo e ao comunismo.

João Paulo II destaca além que “por muito tempo no Ocidente não de quis acreditar no extermínio dos judeus. Nem sequer na Polônia se sabia tudo o que os nazistas tinham feito ou estavam fazendo com os poloneses”, sustenta.

Em maio do ano de 2004, o Pontífice publicou “Levantai-vos, vamos”. Um ano antes editou o livro de poesias “Tríptico Romano”, em 1996 “Dom e mistério” e em  1994 “Cruzando o Limiar da Esperança”. O novo livro do Papa não tem previsão de publicação no Brasil.