O Arcebispo da capital mexicana, Cardeal Norberto Rivera Carrera, lamentou o aumento do número de suicídios no país, por isso exortou os jovens a aproximar-se de Cristo para que possam encontrar o sentido de suas vidas.

Um estudo do Guilherme Luiz Guimarães Borges, investigador do Departamento de Atenção à Saúde da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), revelou este fim de semana que a cifra de suicídios no México aumentou em 275 por cento de 1970 a 2007, e que a tendência é considerável em pessoas de 15 a 29 anos.

Conforme a imprensa local, alguns investigadores advertem que as causas do suicídio têm relação com o consumo de drogas, álcool e a ausência de objetivos na vida.

"Vocês devem pensar seriamente aonde se dirigem, que felicidade querem alcançar, Jesus nos propõe uma felicidade que não termina, um tipo que não acaba, uma felicidade que ninguém nos pode tirar", disse o Cardeal a cerca de dois mil jovens que participaram na segunda-feira na Missa pelo 70º aniversário do Colégio do Tepeyac e os 35 anos da fundação de seu grau Universitário.

O Cardeal Rivera disse que a sabedoria não é acumular conhecimentos nem informação, mas" encontrar sentido para a vida".

Além disso, exortou os jovens a imitar o bom samaritano e aproximar-se dos mais necessitados. Também recordou que o estudo não é um elemento para alcançar dinheiro, prestígio ou poder mas para pôr os dons ao serviço de outros.