O presidente da Comissão de Educação da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom Luíz Sainz, esclareceu ao presidente Evo Morais que a Igreja não discrimina quando decide não participar de cerimônias inter-religiosas, mas o faz porque respeita o povo boliviano e não deseja desorientá-lo.

Na terça-feira 29, Morales pediu aos bispos que compareçam às cerimônias inter-religiosas. "Não nos discriminem, não marginem outros movimentos religiosos", disse em alusão aos cultos nativos.

Ante isto, Dom Sainz explicou que a Igreja tem normas "que nos assinalam que não podemos participar de atos que não são da Igreja Católica, como por exemplo a Pachamama, a K´oa, para nós são sinais de desorientação ao nosso povo".

"Nosso povo é simples, nosso povo é católico e portanto que um Bispo participe destes atos religiosos andinos para nós é muito perigoso porque desorienta o nosso povo, esta é uma das razões pelas quais não comparecemos", afirmou.

Do mesmo modo, disse que a Igreja tem um rito conhecido como o Te Deum, "que é uma ação de graças a Deus por todos os benefícios que dá às autoridades, a todo o Povo e ao mesmo tempo nesse rito pedimos a bênção de Deus para as autoridades e para a Bolívia a fim de que nosso país siga adiante com a bênção e o amparo de Deus".

Dom Sainz recordou que Deus é criador da Pachamama e portanto não se pode render culto à Pachamama por cima do Deus criador.