Os jogadores da mundialmente famosa equipe da NBA, Los Angeles Lakers receberam em seu treino da quarta-feira 30, a visita do Arcebispo local, Dom José Gómez, e o Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima (Peru), quem em sua juventude formou parte da seleção peruana de basquete.

Conforme informa o jornal Los Angeles Times, a equipe convidou Dom Gómez para assistir o treino. O Arcebispo se apresentou com o Cardeal Cipriani, que cumpre uma breve visita Los Angeles caminho a Roma onde comparecerá a uma reunião da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

O treinador Phil Jackson e estrelas da equipe como Kobe Bryant, o executivo Mitch Kupchak e o jogador espanhol Pau Gasol (que é católico) receberam com agrado a presença dos dois pastores católicos e conversaram com ambos.

"Oferecemos-lhes orações para que possam terminar um bom torneio", afirmou o Cardeal Cipriani ao Times, e considerou que a equipe está trabalhando bem e possivelmente "estarão preparados para os playoffs".

O Cardeal Cipriani, que jogou basquete na seleção nacional do Peru entre 1961 e 1967, explicou ao jornal que em seu diálogo com os esportistas pôde compartilhar sua história e falar sobre o estilo de jogo da equipe.

"Isto não é algo comum. Sempre temos gente que dever ver o treino, mas é a primeira vez em 15 anos que isto acontece", afirmou Kobe Bryant referindo-se à presença dos dois bispos.

Por sua parte, Dom Gómez declarou ao jornal que quando era Arcebispo de San Antonio (Texas) foi um grande seguidor da equipe dos San Antonio Spurs. "Muita gente reza e me diz que deixe os Spurs pelos Lakers. As orações funcionam. Agora sou um fã dos Lakers. Também rezo pelos Spurs mas um sinal de Deus é que os Lakers estão jogando muito melhor", indicou o arcebispo de Los Angeles.

O porta-voz da arquidiocese Tod Tamberg declarou à ACI Prensa que o encontro foi muito agradável e todos foram amáveis com os homens de Igreja.

"Um trabalhador dos Lakers chegou com um terço e pediu ao Arcebispo que o abençoasse", disse Tamberg. "Eles tiveram uma conversação agradável. Foi um desses pequenos momentos onde a Igreja está presente".

"Esta vez foi em um treino. Eles (os bispos) puderam divertir-se e desfrutar da oportunidade de ver a prática dos Lakers. Ao mesmo tempo, sua presença fala da universalidade da Igreja. A Igreja pode estar em todas as partes e deve estar em todas as partes. Nunca se sabe onde estão os pontos de contato", indicou Tamberg.