O Superior dos Missionários de Guadalupe, Pe. David Uribe, narrou que duas semanas depois do terremoto e tsunami que golpeou a província de Sendai (Japão), os danificados seguem padecendo pela falta de mantimentos e outras carências.

O missionário informou esta quarta-feira à agência Fides que no dia 19 de março, o Presidente da Conferência Episcopal do Japão, Dom Leo Ikenaga, dirigiu uma mensagem na que pede que os católicos sejam solidários com as vítimas desta tragédia e rezar pelos que sofrem por falta de mantimentos e atenção médica.

O Pe. Uribe disse que "esse dia recebi a ligação de uma catequista da cidade de Sendai, que pediu que rezasse por algumas meninas da escola católica Shirayuri, em Sendai, para que possam ter notícias de seus pais. Depois de uma semana, ao parecer, seguem vivendo na escola, mas a catequista medisse que a situação é muito dolorosa".

Por sua parte, o também missionário de Guadalupe, Pe. Miguel Angel Varela, disse que a Diocese de Sendai convidou a todos a participar e unir-se em oração. O sacerdote, que trabalha na paróquia de Yostuya, na cidade de Morioka, assinalou que é difícil chegar às zonas afetadas pelo terremoto.

O Chanceler da Diocese de Sendai, Pe. Pedro Komastu, informou que a maioria dos edifícios eclesiásticos não sofreram danos graves. Entretanto, ainda não pôde comunicar-se com as paróquias de Iwaki, Yumoto e Haranomachi no estado de Fukushima.