O Prefeito da Congregação vaticano para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, assinalou que o processo de canonização do Papa João Paulo II seguirá "tempos rápidos mas rigorosos" logo que seja beatificado no próximo 1º de maio na Praça de São Pedro em Roma.

Conforme informa a agência italiana Ansa, assim indicou o Cardeal em declarações à imprensa durante uma conferência de imprensa na que apresentou o livro de Stefano Campanella "Obediência e paz: A verdadeira história de uma falsa perseguição".

Neste livro, assinala a também agencia italiana Asca, o autor demonstra a inconsistência do "mito" do Papa João XXIII como perseguidor do santo Padre Pio de Pietrelcina.

O Cardeal Amato disse ademais que a causa de beatificação do Papa João Paulo II foi "colocada em um curso preferencial" e "seguida com muita atenção porque a atenção mediática fazia que não fosse conduzida de modo superficial, mas de maneira adequada à personalidade do futuro Beato".

"O procedimento que seguimos é o mesmo previsto por ele (Karol Wojtyla) em seu documento de 1983", acrescentou.

Deste modo explicou que para seguir com o processo de canonização de João Paulo II "bastaria um milagre mais. Seguimos recebendo de todo o mundo sinais de grandes graças atribuídas a ele".

"Espera à Postulação obrar um discernimento e ver, com a ajuda dos médicos e cientistas, qual milagre poderia ser eleito para proceder ao exame jurídico do mesmo", concluiu o Cardeal.

O processo de canonização

O processo de canonização só pode começar uma vez transcorridos um mínimo de cinco anos da morte do candidato. Neste caso, o Papa Bento XVI decidiu fazer uma exceção, de modo similar à que fez João Paulo II com a agora Beata Mãe Teresa de Calcutá.

O primeiro passo do processo é o reconhecimento do heroísmo de virtudes; quer dizer, ter vivido em grau sobressalente a fé, a esperança e a caridade, que com Karol Wojtyla ocorreu no dia 19 de dezembro de 2009, dia em que o Papa Bento XVI também autorizou a proclamação do decreto do heroísmo de virtudes do Papa Pio XII.

Depois do decreto de heroísmo, espera-se um milagre obrado pela intercessão do Servo de Deus com o que se abre o caminho à beatificação. Com o Papa João Paulo II o milagre foi a cura da religiosa francesa Marie Simon Pierre, curada do mal de Parkinson.

Uma vez proclamado beato, espera-se a um segundo milagre devidamente investigado e aprovado pelas autoridades eclesiásticas que abrirá o caminho à canonização. Todos os passos mencionados neste processo passam pela aprovação do Papa.