O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, chamou os venezuelanos a aproveitarem a Quaresma para a conversão pessoal porque "a salvação do homem não vem dos luxos, do poder nem do ter", mas "de uma verdadeira entrega a Deus e ao cumprimento de seus mandamentos".

O Cardeal presidiu esta segunda-feira 21 de março a procissão da imagem do Nazareno de São Paulo pelas ruas de Caracas, à qual se somaram milhares de fiéis. "Aproveitemos esta peregrinação para reafirmar nossa fé, quer dizer, reconhecer que unicamente em Jesus Cristo está o caminho de salvação", afirmou.

O Cardeal também pediu defender a família promovendo "que mais casais recebam o sacramento do matrimônio". Ademais chamou a todos os venezuelanos a comprometer-se para obter a paz no país, respeitando "nossas diferenças de pensamento".

O Arcebispo de Caracas também exortou a rechaçar a violência social porque "não podemos seguir com o banho de sangue desta violência assassina que deixa o país de luto".

Neste sentido, recordou que os presos, "embora tenham merecidas suas condenações, não as cumprem em condições dignas já que nos cárceres estão submetidos a situações de violência e injustiças". Igualmente o prelado fez um chamado a orar e solidarizar-se com os presos de consciência.

"Ser sacerdote, religioso ou religiosa é uma experiência maravilhosa, e aproveitando a presença do Nazareno de São Paulo, devemos pedir-lhe que envie mais trabalhadores à sua colheita", acrescentou.

O Arcebispo recordou que "os sofrimentos de Cristo recordam as responsabilidades de levar nossas próprias cargas e nos aproximarmos de Deus com o propósito de nos convertermos, especialmente durante esta época de Quaresma".