Pela ocasião do aniversário da Carta Pastoral do Papa Bento XVI aos católicos da Irlanda, a Conferência Episcopal Irlandesa (CEI) publicou um documento titulado " Rumo à cura e à renovação" no qual detalha os passos a ser seguidos para superar a crise gerada pelos escândalos sexuais que sacudiram a Igreja local.

Conforme informou a Rádio Vaticano, o documento de 16 páginas foi distribuído no sábado 19 pelas paróquias do país para pedir perdão e consolar às vítimas e seus familiares pelos casos de más condutas sexuais e a inadequada resposta da Igreja irlandesa.

Na carta, enumeram-se os passos que adotará para buscar aliviar a ferida dos menores afetados: a prece pelas vítimas; a escuta de sua dor; o apoio espiritual; a construção de um futuro seguro para as crianças dentro da Igreja; a renovação das dioceses, das congregações religiosas e da sociedade em colaboração com o Conselho Nacional para a tutela das minorias na Igreja Católica da Irlanda; e o apoio econômico a estruturas ocupadas de prevenir e proteger os menores.

Os bispos sublinharam que a oração tem um papel especial neste processo de renovação, e dedicarão cada primeira sexta-feira do mês ao jejum e à liturgia penitencial em reparação da culpabilidade do clero irlandês.

O Cardeal Sean Baptist Brady, Arcebispo de Dublin, explicou que esta carta é a resposta tangível do compromisso da Igreja irlandesa com seus filhos feridos pela mão do homem, cuja fé em Deus e na Igreja foram gravemente danificadas. Do mesmo modo, assegurou que desde o mês de fevereiro está à disposição das vítimas um serviço de apoio e conselho gratuito com peritos e profissionais.

A Carta de Bento XVI aos católicos da Irlanda

Ante as notícias de abusos de crianças e jovens por parte da Igreja na Irlanda, em março de 2010 Bento XVI enviou uma Carta Pastoral aos católicos do país na qual condenou estes atos pecaminosos e criminais e se solidarizou com a decepção e o sentimento de traição do clero irlandês.

"Traístes a confiança depositada em vós por jovens inocentes e por seus pais. Deveis responder por isso perante Deus todo-poderoso e ante os tribunais devidamente constituídos", pode ler-se no documento.

Na carta, o Santo Padre mostrou sua solidariedade com as vítimas e seus familiares. "Procurem uma relação pessoal com ele dentro da comunhão de sua Igreja, porque ele nunca trairá sua confiança. Só ele pode satisfazer seus desejos mais profundos e dar pleno sentido à sua vida, orientando-a ao serviço de outros. Mantenham seu olhar fixo em Jesus e em sua bondade, e protejam a chama da fé em seu coração", exortou o Papa.