O Vigário Apostólico de Trípoli (Líbia), Dom Giovanni Innocenzo Martinelli, disse que é necessário "que cessem as armas e comece imediatamente uma mediação para resolver a crise pacificamente", logo que uma coalizão internacional iniciasse seus ataques sobre as forças leais a Muamar Gadafi.

Conforme informou esta segunda-feira a agência Fides, o Prelado recordou que "a guerra não soluciona nada" e advertiu que a capital do país está se esvaziando já que "a população foge por temor aos bombardeios". "Por que não se deu uma oportunidade à via diplomática?", perguntou.

Dom Martinelli advertiu sobre os refugiados eritreus que ficaram na Líbia e que precisam ser enviados à fronteira com a Tunísia. "Falei com o Bispo da Tunísia para ver se é possível acolhê-los, já que no lado da fronteira tunisina estão presentes as organizações internacionais de assistência humanitária", assinalou.

No sábado um avião francês iniciou os bombardeios contra as forças de Gadafi, logo que na quinta-feira o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 1973 que exige que o ditador líbio suspenda os ataques contra os civis e rebeldes, e impõe uma zona de exclusão aérea na Líbia.