Na segunda-feira 21 de março 700 sacerdotes começaram no Palácio da Chancelaria de Roma o 22º Curso sobre o Foro Interno, promovido pela Penitenciaria Apostólica para aprender a atender os casos mais complexos e delicados em uma reta administração do Sacramento da Reconciliação.

O curso está aos cuidados do Penitenciário Mor da Penitenciaria Apostólica, Cardeal Fortunato Baldelli, quem iniciou e concluirá a entrevista; o sacerdote Jan Dacok, teólogo da Penitenciaria Apostólica; o Secretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, Dom Juan Ignacio Arrieta Ochoa de Chinchetru; e o Regente da Penitenciaria Apostólica, Dom Gianfranco Girotti.

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, Dom Girotti - assegurou que o Sacramento da Penitência está em crise pois "hoje em dia tende a desaparecer o sentido do pecado, enquanto aumentam os sentimentos de culpa".

Os participantes são sacerdotes que começarão uma nova missão pastoral e exercitarão suas funções como ministros da Reconciliação. "Para nós é uma alegria ver que há uma resposta realmente grande, porque vemos a presença de muitos sacerdotes não só jovens, também não tão jovens, que exercem seu serviço ministerial em alguns santuários famosos da Itália", acrescentou Dom Girotti.

O Prelado explicou que o curso busca recuperar com decisão "a pedagogia da conversão", e recordar que "o pecado não é nunca uma realidade exclusivamente individual, mas suporta sempre uma ferida dentro da comunhão eclesiástica".

Dom Girotti acrescentou que hoje em dia é necessária uma contínua renovação na penitência diante das novas formas do pecado, "por exemplo tudo o que entra no campo da bioética, quando se trata de experimentos ilícitos", ou "no campo da justiça, a desigualdade que também existe na sociedade".

Na sexta-feira 25 os participantes serão recebidos pelo Papa Bento XVI em Audiência Pontifícia no Vaticano.