A Conferência Episcopal Equatoriana (CEE) anunciou ontem que o Papa Bento XVI nomeou ao atual Bispo de Guaranda e Secretário da CEE, Dom Angel Polivio Sánchez Loayza, como Delegado Pontifício do Vicariato Apostólico de San Miguel de Sucumbíos ante o Governo.

O comunicado assinala que a nomeação estipula como funções do Dom Sánchez ajudar "nas tarefas pastorais desse Vicariato enquanto não seja provista outra coisa".

Esta nomeação, explicou o Arcebispo do Guayaquil e Presidente da CEE, Dom Antonio Arregi, não significa a substituição do atual Administrador Apostólico do Vicariato e sacerdote dos Arautos do Evangelho, Dom Rafael Ibarguren, quem se mantém no cargo até que seja nomeado o novo Bispo.

Os Arautos do Evangelho são uma associação internacional de direito pontifício reconhecida pela Santa Sé em 2001 que também realizam seu trabalho apostólico nesta zona do Equador. A Associação foi fundada pelo brasileiro Mons. João Scognamiglio Clá Dias.

Dom Ibarguren assumiu a administração apostólica do Vicariato de Sucumbíos logo depois da renúncia de quem fora durante 40 anos Bispo ali, o carmelita de origem espanhola Dom Gonzalo López Marañón.

Em declarações à Radio Sonorama, Dom Antonio Arregui explicou que com a nomeação de Dom Sánchez Loayza como Delegado Pontifício de Sucumbíos "o Santo Padre interveio enviando um bispo que é nosso, de nossa diocese, que tem o importante cargo de ser o Secretário Geral da Conferência Episcopal para que represente o Vicariato ante o Governo".

Dias atrás o presidente Rafael Correa criticou que Dom Ibarguren estivesse à frente do Vicariato do Sucumbíos e ameaçou vetar sua possível nomeação como Bispo.

Em declarações à agência do nosso grupo em espanhol, a ACI Prensa, no dia 10 de março, o Presidente da CEE disse que "seria um precedente totalmente inaudito o que a estas alturas da história o estado pretenda regular a nomeação dos bispos".

Depois de recordar a independência que deve existir entre a Igreja e o Estado, o Arcebispo disse que "o Presidente (Correa) tampouco assegurou que procederá a vetar uma nomeação mas sim afirmou que poderia fazê-lo".

Biografia de Dom Sánchez Loayza

O comunicado de ontem da CEE divulga a biografia de Dom Angel Sánchez Loayza que nasceu no dia 10 de setembro de 1946, em Ayapamba província de El Oro (Equador).

Realizou seus estudos no Seminário Menor de Concha, no Seminário Maior São José de Quito e na Pontifica Universidade Católica do Equador. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 3 de agosto de 1975 em Machala.

Depois de dez anos de exercer seu sacerdócio nesta Diocese como Vigário Paroquial e Pároco de Piñas, foi enviado a Roma para aperfeiçoar sua formação acadêmica.

Foi aluno do Pontifício Colégio Pio Latino e da Pontifícia Universidade Gregoriana onde obteve a licença em Teologia Dogmática.

Em 1987 começou sua gestão como pároco e administrador da Catedral de Machala; no mesmo ano foi nomeado Vigário Geral.

Em 25 de novembro de 2004, Sua Santidade o Papa João Paulo II o nomeou como Bispo da Diocese de Guaranda. Foi ordenado com tal no dia 18 de dezembro do mesmo ano.

Em abril de 2008, a Assembléia Plenária da Conferência Episcopal o nomeou Secretário Geral da CEE para o período 2008-2011.