Ao celebrar o próximo 1º de maio a beatificação do Papa João Paulo II, o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo da capital mexicana, anunciou a criação de uma comissão de festejos que organizará uma série de eventos comemorativos como uma homenagem que reunirá a 70 000 pessoas no Estádio Asteca.

Em uma conferência de imprensa realizada no dia 16 de março o Cardeal Rivera Carreira informou que as atividades de comemoração da beatificação do Papa Peregrino no México serão realizadas a partir do dia 2 de abril até o 22 de maio.

A comissão de festividades informou que com estas atividades "pretende-se semear esperança e motivar os habitantes desta Cidade-Arquidiocese, para que unidos na fé e na busca do bem comum, todos, católicos e pessoas de boa vontade, unamo-nos nos ideais de amor, de justiça e de paz que estiveram no centro da vida do João Paulo II e que irradiou em suas visitas à nossa Pátria e em particular à nossa Cidade do México".

A Comissão organizadora da beatificação, presidida por Dom Pedro Agustín Rivera Díaz, informou que entre os eventos que serão realizados encontra-se a "Homenagem a João Paulo II" no Estádio Asteca que no dia 2 de abril e reunirá 70 mil pessoas.

O coordenador desta Homenagem, Juan Carlos Carredano, explicou que durante o espetáculo serão transmitidos vídeos com os momentos mais importantes das cinco visitas que o Papa realizou ao México e se oferecerá um concerto em sua honra que contará com a participação de diversos artistas e cantores.

Carredano manifestou que dentro das atividades de celebração também incluem na exposição das relíquias do novo beato e mostras fotográficas.

A Comissão informou que também estão organizando uma série de atividades que serão realizadas na Basílica de Guadalupe, na Catedral Metropolitana, na Cúria Arquidiocesana, nas 8 Vicarias Episcopais Territoriais e nas paróquias da Arquidiocese.

Na Basílica do Guadalupe as celebrações terão início dia 30 de abril com atividades de preparação desde a manhã; e às 9:00 p.m. terá inícia uma Velada-vigilia juvenil que concluirá às 5:30 a.m.
No dia 1 de maio ao meio dia na mesma Basílica se realiza uma Missa de ação de graças que será presidida por Dom Christophe Pierre, Núncio Apostólico no México.

O Papa João Paulo II faleceu em 2005 depois de 27 anos de pontificado. O Santo Padre visitou o México em cinco ocasiões sendo a última em 1999.