Dom Rogelio Livieres, Bispo de Cidade del Este (Paraguai) anunciou que será oferecido um curso de formação coral em Canto Gregoriano que estará sob os cuidados do professor Enrique Merello-Guilleminot, membro do Coro Gregoriano de Paris.

O Departamento de Liturgia da diocese informou que o curso, que estará dirigido a todos os coros paroquiais e durará três semestres, será ditado na Paróquia Catedral São Brás e na Paróquia Espírito Santo a partir do 29 de março.

O objetivo do curso, disseram os organizadores, "é orientar a uma compreensão global do repertório gregoriano, em relação com sua espiritualidade e aplicação dentro da liturgia católica, a mesma abrange diversos aspectos de sua espiritualidade, história, notação e suas técnicas".

O curso compreenderá desde a história do canto gregoriano, as técnicas vocais, memorização até a direção gregoriana.

O professor Merello-Guilleminot -músico, investigador, escritor e docente- é considerado o restaurador do canto gregoriano no Paraguai. Depois de seguir estudos com Jaurès Lamarque Pons, Diego Legrand, Eduardo Sábat e Roberto Montenegro, viajou em 1996 ao Instituto Pontifício de Música Sacra de Roma e logo à Abadia Real de Fontevraud.

Em Paris assistiu à classe de Direção de Coro Gregoriano conduzida por Louis-Marie Vigne, no Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris.

É fundador e diretor da Schola Cantorum de Montevideo (Uruguai) desde 1988 e membro do Coro Gregoriano de Paris desde 2004.