Pela ocasião do Dia Internacional contra a Escravidão Infantil, o Movimento Cultural Cristão e Caminho Juvenil Solidário, organizou em 16 de março um Via Crucis dedicado a rezar pelas crianças vítimas do mau trato e da escravidão.

Os organizadores do Via Crucis, realizado em Sevilha, explicaram que esta atividade teve como objetivo percorrer o caminho da cruz tendo como intenção especial a dor da infância no mundo.

Os membros do Movimento informaram que são mais de 400 milhões as crianças escravizadas no mundo.

"Milhões de crianças vivem hoje atrás da fumaça dos lixeiros, arriscam suas vidas como pescadores de pérolas, trabalham nas minas para produzir nossos produtos cosméticos, são seqüestrados para ser meninos soldado, vivem entre balas e estupros nas ruas, são utilizados no comércio de órgãos, nos prostíbulos, em oficinas de manufaturas", sustentaram.

Os organizadores do Via Crucis manifestaram que "hoje há mais escravos que em qualquer momento da história (...) Este crime mundial, longe de desaparecer aumenta anualmente em número e em crueldade. Não nos deixemos levar por uma linguagem manipulada: são crianças escravas, não crianças trabalhadoras!"

Finalmente disseram que "como nos recorda a Igreja, toda vida humana é Sagrada, todos somos responsáveis por defendê-la".