O Seminário Nacional sobre a Eucaristia na vida da Igreja, teve início nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo (SP),  contou com a presença de 221 participantes das dezessete regionais da CNBB.

Em sua saudação aos participantes, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, Dom Manoel João Francisco, lembrou as palavras do Papa João Paulo II, em sua carta apostólica “Mane Nobiscum, Domine”, destacando os principais objetivos para o Ano Eucarístico.

Nesse mesmo dia, frei José Ariovaldo apresentou os elementos que marcaram a prática celebrativa da Eucaristia, antes e depois do Concílio Vaticano II. O secretário-geral da CNBB, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a Eucaristia, no final da tarde.

No segundo dia encontro, dia 15, a escritora e professora do Centro de Liturgia em São Paulo (SP), Ione Buyst, falou sobre a Eucaristia como sacramento pascal, memorial e mistério da fé, a partir do texto bíblico: “Toda vez que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha”(1 Cor 11, 26). Do mesmo modo a escritora ofereceu algumas indicações para a prática pastoral, como celebrar e viver a Eucaristia, diante dos desafios colocados durante os trabalhos dos  20 grupos de estudo.

A celebração eucarística do segundo dia  foi presidida pelo bispo da diocese de Paulo Afonso (BA), Dom Esmeraldo Farias, que também é responsável pela Liturgia no Regional Nordeste 3 da CNBB.

O Seminário Nacional sobre a Eucaristia na vida da Igreja está em sintonia com o Projeto Nacional de Evangelização “Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida”,  e o encontro será encerrado no dia 18 de fevereiro.