O Pe. Bonnie Mendes, diretor do Departamento da Caritas Internationalis, informou à Agência Fides que os seus membros estão se preparando para brindar a ajuda necessária às vítimas de um possível desastre nuclear.

Fides informou que a Cáritas Japão trabalhará em coordenação com o governo na etapa de reconstrução do país e na ajuda às vítimas do tsunami e do terremoto.

O Pe. Mendes assinalou que "o trabalho da Cáritas no Japão no momento é a de preparar-se e equipar-se para poder responder às necessidades que o governo vai expor no âmbito da ajuda humanitária. Para isso criamos um centro de emergência em Sendai".

Ao referir-se à possível contaminação nuclear, o sacerdote disse que "requer grande prudência e pessoal especializado também entre as equipes de resgates. Nosso trabalho será mais útil, completo e intenso na segunda fase, a da reabilitação pós-emergência. Então será preciso realizar o máximo esforço".

O Pe. Mendes agradeceu a ajuda que estão brindando muitos países asiáticos como as Caritas de Singapura, Macao, Taiwan, Coréia, Vietnam e Mianmar e concluiu dizendo que "estou seguro de que o Senhor acolherá os gritos e as orações deste povo provado pelo sofrimento".