A organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) designou hoje a ex-ministra britânica Ann Widdecombe como enviada especial para a liberdade religiosa.

A missão de Widdecombe, conhecida também por sua participação em "Dançando com as estrelas" (versão britânica), será a de aconselhar a AIS sobre a situação dos cristãos perseguidos, aproveitando sua experiência política e midiática.

No cumprimento desta tarefa ela também terá que viajar aos distintos lugares do mundo onde esta perseguição ocorre.

O anúncio é feito quando AIS apresenta a edição de 2011 de "Perseguidos e esquecidos? Um relatório sobre os cristãos oprimidos por sua fé". De acordo à informação com a que conta a organização, 75 por cento da perseguição religiosa ocorre contra os cristãos.

O relatório apresenta hoje em conferência de imprensa em Londres (Inglaterra) na que participam o Arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, o Diretor da AIS na Grã-Bretanha, Neville Kyrke-Smith, e o Arcebispo de Erbil (Iraque), Dom Bashar Warda, quem oferece seu testemunho sobre a perseguição contra os cristãos nesse país.

Sobre sua nomeação, Ann Widdecombe assinala que "alarmo-me cada vez mais pelos informes de violência e os atos de intimidação contra os cristãos".

"Nós neste país estamos muito preocupados com o amparo dos direitos das minorias aqui. Não podemos por isso fazer vista grossa ante os pedidos das minorias em outras partes do mundo. Em muitos casos os que mais sofrem são os cristãos".

"É hora -continuou- de falar em nome dos cristãos que sofrem por causa de sua fé. Alegra-me poder contribuir com Ajuda à Igreja que Sofre que faz um excelente trabalho para ajudar os cristãos perseguidos".

AIS, uma organização que trabalha em coordenação com a Santa Sé, apóia 5 000 projetos anualmente em 140 países do mundo, ajuda a construir igrejas, formar seminaristas, colabora com cristãos refugiados e distribui a Bíblia da Criança e outros meios educativos e programas.