O Secretário da Congregação para os Bispos, Dom Manuel Monteiro de Castro, presidirá no dia 21 de março às 7:00 p.m. a cerimônia de inauguração das restaurações efetuadas na emblemática Basílica Catedral de Nossa Senhora do Pilar, em Zaragoza (Espanha), enquanto que a Infanta Dona Cristina de Borbón, filha do Rei da Espanha, será a madrinha da celebração.

As obras de restauração tomaram perto de um ano, e contaram com o apoio de empresas privadas como o Banco Santander e Telefónica assim como dos cidadãos, cobrindo um total de quatro milhões de euros (mais de 5 milhões e meio de dólares).

As torres da catedral não tinham danos estruturais, por isso a restauração consistiu na limpeza de ambos monumentos, a mudança do sistema de iluminação e outras pequenas reformas onde foi necessário.

Além disso, no caso da torre de São Francisco da Borja, instalou-se um novo elevador panorâmico que, com sua cabine feita quase completamente de cristal, alcançará os 62 metros de altura.

Por outra parte, a restauração no interior da Catedral, nas capelas de Santo Antonio de Pádua e de São João Batista, também contou com apoio privado que permitiu o tratamento das pinturas e das esculturas.